quarta-feira, novembro 01, 2006

SEMANA 5 ECS 7



UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Tatiana Rosmary Gomes
PEAD- PÓLO ALVORADA
ATIVIDADE: ECS 7 MARX E ENGELS
PROFESSORA: Vera Corazza

EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA


Karl Heinrich Marx foi um intelectual alemão considerado um dos fundadores da Sociologia. Também podemos encontrar a influência de Marx em várias outras áreas (tais como filosofia,, economia, história) já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu
Friedrich Engels grande companheiro de Marx, escreveu livros de profunda análise social, em dezembro de 1847 a janeiro de 1848 junto com Marx escreveu o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma Engels foi um Filósofo como poucos soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, conquistando assim lugar de destaque na cultura Comunista.
Em
http://www.culturabrasil.pro.br/marx.htm podemos descobrir que:
O
Manifesto Comunista fez a humanidade caminhar. Não em direção ao paraíso, mas na busca (raramente bem sucedida, até agora) da solução de problemas como a miséria e a exploração do trabalho. Rumo à concretização do princípio, teoricamente aceito há 200 anos, diz que "todos os homens são iguais". E sublinhando a novidade que afirmava que os pobres, os pequenos, os explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).
As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.
Tal afirmação, defendendo rigoroso determinismo econômico em todas as sociedades humanas, foi estabelecida por Marx e Engels dentro do permanente clima de polêmica que mantiveram com seus opositores, e atenuada com a afirmativa de que existe constante interação e interdependência entre os dois níveis que compõe a estrutura social: da mesma maneira pela qual a infra-estrutura atua sobre a superestrutura, sobre os reflexos desta, embora, em última instância, sejam os fatores econômicos as condições finalmente determinantes.
Para Marx, quanto mais o mundo se unifica economicamente mais ele necessita de socialismo.
Não basta existir uma crise econômica para que haja uma revolução. O que é decisivo são as ações das classes sociais que, para Marx e Engels, em todas as sociedades em que a propriedade é privada existem lutas de classes (senhores x escravos, nobres feudais x servos, burgueses x proletariados).
Juntos Marx e Engels fundaram o MARXISMO, teoria que interpreta a vida social conforme a dinâmica da luta de classes e prevê a transformação das sociedades de acordo com as leis do desenvolvimento histórico de seu sistema produtivo.
Em sua concepção mais recente, a crítica marxista procura intertextualizar a arte com a historia, a sociologia e outras áreas do saber científico social.

Eram dois grandes idealistas muito `a frente des eu tempo...sonhavam com uma sociedade mais justa e igualitária .

2 comentários:

Unknown disse...

É ISSO AI MESMO AMIGA! MARX Diz que a história se inicia com o próprio homem que buscando satisfazer suas necessidades interfere na ação da natureza,descobrindo como ser agente integrando-se como SER na sociedade. A história então é o produto do trabalho do homem em busca da satisfação em si mesmo.

Simone disse...

Fizeste um belo trabalho sobre os pensadores Marx e Engels. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS