sábado, outubro 28, 2006

ESC 6 WEBER II


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
PEAD-
ALUNA:Tatiana Rosmary Gomes
DISCIPLINA: Escola, Cultura e Sociedade
PROFESSORA: Vera Corazza
PÓLO: Alvorada
ATIVIDADE : 6 WEBER II






Faço relação de Weber com minhas vivências quando vejo as situações de relações de poder e hierarquias.Em tudo há essas relações não podemos fugir disso. É a ordem natural das coisas, precisamos destas relações para haver coerência nos papéis...alguém deve ser o subordinado, não há como todos serem os mandantes(quem dicidem) não importanto em qual hierarquia estão.

Na escola temos isso bem claro, temos a direção que comanda a escola(funcionários em geral, professores, alunos),na sala de aula o professor é quem conduz os alunos ( de certa forma é ele que comanda), e assim por diante.

Na família também acontece assim , os pais comandan ,decidem em favor de seus filhos...

Em quase tudo temos que estabelecer estas realações...autoridade x poder x hierarquias para que haja ordem.

A escola é de extrema importãncia na criação destes conceitos de hierarquia,pois a vida toda os alunos terão que se subordinar em algum momento, não serão sempre os mandantes, temos que prepará-los para isso, e também orientá-los para que não sejam escravizados, ou sem voz para criticar de forma construtiva sempre que precisarem.

Nossos alunos serão os cidadãos de amanhã temos o dever de orientá-los de forma a torná-los concientes de seus direitos e deveres, formando assim pessoas íntegras e politizadas.

5 comentários:

Unknown disse...

Tati...
Devemos repensar nossos métodos, paradigmas e conceitos em relação aos nossos saberes e avaliações em relação às regras hierárquicas que conduzem nosso trabalho nas escolas e comunidade escolar num todo, pois, a ação humana movida pela inteligência e pela energia, pode alterar os limites da condição humana.
Esta filosofia já é uma realidade na minha posição frente aos educandos e colegas em meu trabalho que se confunde com o meu eu e tal e coisa e coisa e tal, por que vivenciamos papéis em determinados momentos e situações, mas acima de tudo devemos ser nós mesmos nestas representações por que este papel vem e vai, o que somos é o que permanece e é que tem a força para mudar o que deve ser mudado

Cris Noschang disse...

Oi Tathy!

A hierarquia e o poder é uma coisa antiga, como podemos ver no texto do weber. Ao mesmo tempo, totalmente atual, já que vivemos no meio dessa hierarquia! E assim como o sistema do nosso país. A maioria é subordinada, mas também superior a outro.

Abraços, Cris

Tamires disse...

Olá Tati...
Deixe-me apresentar... me chamo Tamires e sou do pólo de Três cachoeiras...
Realmente a hierarquia está pot todos os lados...
Em casa, na escola, no trabalho...
A sociedade está contida dessa maneira...
Seu blog está lindíssimo...
Parabéns!
Abraços Tami

Taty disse...

Oi Tati. Me chamo Tatiana também, sou do pólo de Gravataí.
Concordo com a tua colocação ,pois temos a obrigação de preparar os nossos alunos para um mundo com tantas concorrências, e quem não tiver preparado para obedecer, vai padecer.
Um abraço.

Simone disse...

Tatiana conseguiste pensar na tua prática e fazer uma relação com as idéias do Weber. Era esse o objetivo da atividade. Parabéns! Um abraço, Simone - Tutora ECS