domingo, outubro 22, 2006

ECS 5- WEBER I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ALUNA: Tatiana Rosmary Gomes
DISCIPLINA: ECS 5- WEBER I
PROFESSORA: Vera Corazza
PÓLO: Alvorada



Sociologia alemã: a contribuição de Max Weber



França e Inglaterra desenvolveram o pensamento social sob a influência do desenvolvimento industrial e urbano, que tornou esses países potências emergentes nos séculos XVII e XVIII e sedes do pensamento burguês da Europa. A indústria a expansão marítima e comercial o sucesso alcançado pela ciência pela física e a biologia influenciaram na adaptação das escolas sociológicas para uma nova visão do mundo social, porém esse avanço da sociologia foi atingido pela Alemanha tardiamente devida sua unificação e sob influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia. Devemos distinguir no pensamento alemão, portanto, a preocupação com o estudo da diferença, característica de sua formação política e de seu desenvolvimento econômico. Adicione-se a isso a herança puritana com seu apego à interpretação das escritas e livros sagrados. Essa associação entre história, esforço interpretativo e facilidade em discernir diversidades caracterizou o pensamento alemão e influenciou muitos cientistas, de Gabriel de Tarde a Ferdinand Tonnies.
Weber defende a utilização dos chamados “tipos ideais”, que representam o primeiro nível de generalização de conceitos abstratos e, correspondendo às exigências lógicas da prova, estão intimamente ligados à realidade concreta particular.

http://www.culturabrasil.org/weber.htm pesquisando nesta página percebi, claramente a diferenciação entre os conceitos de tipos que Weber faz:
O conceito de tipo ideal corresponde, no pensamento weberiano, a um processo de conceituação que abstrai de fenômenos concretos o que existe de particular, constituindo assim um conceito individualizante ou, nas palavras do próprio Weber, um “conceito histórico concreto”. A ênfase na caracterização sistemática dos padrões individuais concretos (característica das ciências humanas) opõe a conceituação típico-ideal à conceituação generalizadora, tal como esta é conhecida nas ciências naturais.

O sistema de tipos ideais:

'' Na primeira parte de Economia e Sociedade, Max Weber expõe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia, patrimonialismo, sultanismo. Todos esses tipos ideais são apresentados pelo autor como conceitos definidos conforme critérios pessoais, isto é, trata-se de conceituações do que ele entende pelo termo empregado, de forma a que o leitor perceba claramente do que ele está falando. O importante nessa tipologia reside no meticuloso cuidado com que Weber articula suas definições e na maneira sistemática com que esses conceitos são relacionados uns aos outros. A partir dos conceitos mais gerais do comportamento social e das relações sociais, Weber formulou novos conceitos mais específicos, pormenorizando cada vez mais as características concretas.''

A autoridade pode ser distinguida segundo três tipos básicos: a racional-legal, a tradicional e a carismática. Esses três tipos dê autoridade correspondem a três tipos dê legitimidade: a racional, a puramente afetiva e a utilitarista. O tipo racional-legal tem como fundamento a dominação em virtude da crença na validade do estatuto legal e da competência funcional, baseada, por sua vez, em regras racionalmente criadas. A autoridade desse tipo mantém-se, assim, segundo uma ordem impessoal e universalista, e os limites de seus poderes são determinados pelas esferas de competência, defendidas pela própria ordem. Quando a autoridade racional-legal envolve um corpo administrativo organizado, toma a forma dê estrutura burocrática, amplamente analisada por Weber.
http://campusvirtual.sapo.pt/sebentas/sebentas/repositorio/trab_max_weber.pdf#search=... após minhas andanças neste site... compreendi que'' Max Weber não formulou nenhume teoria, mas a sua obra foi inspirada pela preocupação com as origens e significação do moderno capitalista ocidental.






6 comentários:

Simone disse...

Oi Tatiana!! Vi que a atividade 5 da disciplina ECS está postada no blog colaborativo. Pelo jeito conseguiste postá-la no teu blog também, apesar das atividades estarem diferentes. Alguma dificuldade ainda? Achei interessante que o texto te provocou, fizeste questionamentos (no material entregue no blog colaborativo) e buscaste outros materiais (sobre os líderes educacionais e visitaste outros sites) a partir do que leste. Parabéns pelo trabalho e pela pontualidade na entrega!! Um abraço, Simone R. - Tutora ECS - Porto Alegre

Roseane Machado da Silveira disse...

Olá Tatiana!!!
Seu trabalho está muito bom, bem completo.
Isto mostra que você pesquisou muito para realizá-lo.
Você é DEZ!!!!!

Unknown disse...

Claro que tu estas cansadinha,também, depois de um trabalho destes!Uffa!trabalhou pra valer ,parabéns e continue assim.Bem papo de professora mesmo.
Brincadeirinhas a parte tua pesquisa ficou ótima ,pesquisou em lugares diferentes dos meus por isso complementou e aumentou minhas informações a respeito de Weber,gostei do cara .Um gênio.

Evanice disse...

Olá Tati! O teu trabalho sobre Weber ficou bem elaborado e organizado. Complementou o trabalho pesquisando falas sobre o autor. Parabéns!

Magali disse...

Tathy,gostei muito de ler teu texto.Conseguiste colocar sobre uma outra visão a temática desenvolvida por Weber.Beijo e até!

Prof. Cristiane disse...

Comentário ESC5-WeberI.
Oi Tati!
Teu trabalho ótimo, lendo pude ter outra visão sobre Weber.
Um abraço! Cristiane