domingo, outubro 08, 2006

ATIVIDADE 3 / ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Aluna: Tatiana Rosmary Gomes
Disciplina: Escola,cultura e sociedade
Atividade: 3
Pólo: Alvorada


Questionário sobre Émile Durkheim: texto-A educação como processo socializador:função homogeneiazadora e função diferenciadora.


1- A posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill é que a influência das coisas sobre os homens é diversa, aprendemos com o meio.
Já Durkheim entende que os ''mais velhos, os adultos'' é que influenciam as crianças, e isto ele define como educação..


2- As duas definições ressaltadas por Durkheim são: O desenvolvimento humano de todas as faculdades humanas .
Definição utilitária: - a educação teria por objetivo ''fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seres semelhantes.''
O ponto fraco em que ocorrem é que parece se um modelo único, pronto.

3- É preciso considerar os sistemas educativos e chegar num acordo e ver que tipo de educação queremos e precisamos nos dias atuais.

4- De acordo com Durkheim os fatos que levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral são: os direitos e deveres sobre a sociedade, o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc...
São um conjunto de idéias a cerca da natureza humana.

5- Segundo o autor o ''ideal'' a ser realizado têm que suscitar na criança um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros. 2- certos estados físicos e mentais , em que o grupo social e particular (casta, classe,família,profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.

6- Ele conclui que nós somos frutos do meio em que vivemos , aprendemos com os mais velhos, adultos, nossa família. Por isso é tão importante que sejamos exemplos vivos,para nossos filhos, e como educadores pra nossos alunos.

7- Sociedade e indivíduo são idéias dependentes porque desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio . É através da sociedade que aprendemos, de geração ageração.
''Na verdade , o homem não é humano senão porque vive em sociedade...''

2 comentários:

ROSAURA KARST disse...

Bom Dia!

Tatiana

Muito bom o teu trabalho

Nesta sexta dia 13/10/2006 estarei no polo das 8:00 às 12:00h

Beijos Rosaura

Neusa disse...

Tatiana
Vim te visitar e gostei muito da tua maneira de colocar os teu pensamentos.Existe bastante solidariedade nas tuas palavras e isto é um alento neste nosso conturbado mundo.Beijos