domingo, maio 09, 2010

Trabalhando com o Material dourado



Esta semana foi muito produtiva e corrida também!
Ensaio para apresentação do dia das mães(música Tem que ser você de Vitor e Léo,lembrançinha para o dia das mães,quantas coisas juntas tudo nesta semana.
Foi complicado fazer tudo ao mesmo tempo,e tudo com pouco tempo!
A apresentação foi por turnos uma do turno da tarde,outra do turno da manhã.
Os alunos da turma 24 comparecerem quase que em peso,cantaram,fizeram bonito!
Para presentear as mães fizemos um sachê perfumado com bolinhas de sagu,amarradinho com tule,ficaram uma graça.
Trabalhamos também com o material dourado em grupos foi muito bom,as crianças adoraram.O material dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).

No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.

Um comentário:

Beatriz disse...

Tathy, não quero relatos do que eles fazem em alguns poucos momentos. O que tu estás achando do teu trabalho no estágio? Por que o material dourado ajuda as crianças a compreender o sistema decimal? O que ele tem de inovador? O que significa "o trabalho foi muito bom" e "as crianças adoraram"? Solicito que . já da próxima postagem, faças uma mudança radical nas mesmas, no sentido de reflexão acerca da tua atuação profissional, das interações com os alunos, das aprendizagens deles e do uso das tecnologias digitais . Essas reflexões deverão ter como par|âmetro fundamental o AC e DC ( antes Curso e depois curso).
Senão, elas não contarão para o Seminário .
Um abração
Bea