domingo, maio 02, 2010

PROVINHA BRASIL X NÍVEIS DA ALFABETIZAÇÃO




Dia 26/04/2010 tivemos a aplicação da PROVINHA BRASIL, pude constatar que é um grande erro realizar esta prova logo no início do ano letivo,teria mais objetivo se fosse feita ao término do segundo ano.
Nesta fase do ano fica muito complicado avaliar,medir,pois a prova está num nível que seria mlhor atingível para nossos alunos ao final deste ano e não agora.
Teve de tudo,quem conseguiu alguns pouquíssimos,quem não conseguiu quase nada e a maioria que ficou nas questãos mais complexas onde envolviam textos que necessitavam de leitura para realizar a atividade pedida.
Não fiz toda correção ainda,mas assim que tiver a média da turma volto a comentar aqui no blog.

vejam um das quetões mais complexas da prova nº:24.

2 comentários:

Rumos - Gestão da Informação Educacional disse...

Tatiana. Uma leitura, mesmo que superficial, do material enviado pelo MEC a escola ou uma rápida visita ao site da provinha, você constataria que são duas as avaliações. Uma no início do ano (diagnóstica) e outra ao final do ano.
Tenho acompanhado a aplicação da provinha em vários municípios e não tenho visto muita dificuldades dos alunos já no segundo ano de alfabetização.

Beatriz disse...

Thaty, as provinhas devem estar na linha do pre e pós-teste, para poder estabelecer comparações que idicarão os avanços. Mas, o que me encucou mesmo foi a questão que apresentas. Não a entendi. Se ela vem assim ( talvez esteja faltando um enunciado anterior explicativo) não imagino qual seja a resposta. Aliás, para mim não há pergunta e sim afirmações. Um abraço
Bea