domingo, maio 23, 2010

SER A BELA OU A FERA??




A turma está muito envolvida com as atividades do projeto das histórias,contos.

Gostam muito de ouvir,assitir histórias com certeza serão bons leitores .

Nesta semana trabalhamos a Bela e Fera e pude perceber como alguns entraram na história,fizeram conparações com suas histórias de vida.





A Psicanálise afirma que os significados simbólicos dos contos maravilhosos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional. É durante essa fase que surge a necessidade da criança em defender sua vontade e sua independência em relação ao poder dos pais ou à rivalidade com os irmãos ou amigos.

É nesse sentido que a Literatura Infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. O maniqueísmo que divide as personagens em boas e más, belas ou feias, poderosas ou fracas, etc. facilita à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou convívio social. Tal dicotomia, se transmitida atravás de uma linguagem simbólica, e durante a infância, não será prejudicial à formação de sua consciência ética.. O que as crianças encontram nos contos de fadas são, na verdade, categorias de valor que são perenes. O que muda é apenas o conteúdo rotulado de bom ou mau, certo ou errado.

Lembra a Psicanálise, que a criaça é levada a se identificar com o herói bom e belo, não devido à sua bondade ou beleza, mas por sentir nele a própria personificação de seus problemas infantis: seu inconsciente desejo de bondade e beleza e, principalmente, sua necessidade de segurança e proteção. Pode assim superar o medo que a inibe e enfrentar os perigos e ameaças que sente à sua volta, podendo alcançar gradativamente o equilíbrio adulto.

A área do Maravilhoso, da fábula, dos mitos e das lendas tem linguagem metafórica que se comunica facilmente com o pensamento mágico, natural das crianças.

Segundo a Psicanálise, os significados simbólicos dos contos maravilhosos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional.

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Tatiana!

Fizeste uma boa retomada teórica na relação dos contos de fadas e a psicanálise, mas está necessitando, como ressaltou a professora Bea no comentário anterior, uma relação com a tua prática do estágio...com as atividades que estás desenvolvendo juntamente com teus alunos; evidenciando-as e relacionando a uma reflexão pessoal, entendes?
Precisa fazer um casamento entre o curso e o que está praticando! E deixar aflorar as reflexões da Tatiana estudante e professora.

Continuamos nos falando;)

abraços,
Vanessa

Beatriz disse...

Oi Tathy, só reforço o que estamos pedindo desde o começo do semestre. Nos interessa tua reflexão como professora que está fazendo um estágio. No que o curso te ajudou a mudar ou não? Como a tecnologia entra aqui? E a base teórica que te fundamenta? Por enquanto é só registro mais nada.
Um abração
Bea