sexta-feira, novembro 12, 2010

EIXO VII - PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRÍCULO - TEORIAS EM AÇÃO




Estávamos no segundo semestre do ano de 2009.bastante cansadas já com muitos afazeres de nossas escolas,em meados de final de ano e muito apreensivas de como seria fazer este tal PA.
Muitos foram os conflitos,inquietações e perguntas,mas hoje fazendo esta análise percebo a simplicidade de um PA,para mim ele deveria ser um processo natural de qualquer aprendizagem,onde partimos de incertezas(dúvidas provisórias)e muitas investigações até encontrarmos respostas aceitáveis o que resulta em aprendizagem.
O Seminário Integrador foi uma disciplina muito importante e indispensável para que pudéssemos compreender como se faz um PA,as profesoras Bea e Íris foram incansáveis em suas explicações e auxílio para que tirássemos o melhor proveito dentro do pouco tempo de estudos que dispúnhamos.
Foi um processo de muita desconstrução (do que pensávamos saber)e reconstrução de uma pedagogia nova e prática,muito necessária para as crianças de hoje,da era tecnológica,geração do clik.
Fizemos uma atividade ótima e realmente muito criativa a análise do lixo(o que nos levou a fazer análises,ter argumentos,muita relexão)algo que na época não percebi,mas hoje percebo a grande importância.

"Não há vida sem correção, sem retificação."Paulo Freire,como diz o mestre devemos sempre estar nos aprimorando,corrigindo melhorando é nesta prespectiva que pretendo levar o que aprendi ao longo deste curso para minha vida tanto profissional como pessoal.
Estudamos também:Linguagem e Educação,Educação de Jovens e Adultos no Brasil,Didática Planejamento e Avaliação ,Língua Brasileira de sinais-LIBRAS todas muito importantes e havia tanto a aprender,em tão pouco tempo...
A que mais me chamou atenção foi Libras onde tive que "me puxar" pois foi muti difícil,aí pude perceber a grandeza da disciplina,e me colocar no lugar dos que nada ouvem e nada falam de forma convencional,entrando num mundo totalmente deconhecido e difícil,haja habilidade,coordenação para se comunicar através dos sinais.
“A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA” Paulo Freire
Claro que ainda não consigo me comunicar através de sinais mas creio ter outro olhar sobre estas pessoas e aprendi a admirá-las ainda mais.

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

E hoje Tatiana, o que fica destas aprendizagens para a tua prática em sala de aula?
Vamos nos comunicando.

Com carinho,
Grace Maria