sexta-feira, novembro 12, 2010

EIXO VI ...I SEMESTRE 2009





EIXO VI - PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO E AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

DOCÊNCIA E PROCESSOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS


Este semestre foi muito importante pois participeijuntamente com a colega Denise do
5º Salão de Graduação e Ead com o seguinte trabalho:O processo educativo na modalidade ead: Possibilidades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem,foi algo muito importante para nós sem dúvida!
Mesmo com aquele friozinho na barriga conseguimos mostrar nosso trabalho.
Aprendi muito mesmo neste semestre pois foi um grande passo participar deste salão com algum trabalho feito durante o PEAD,a professora Luciane Corte Real
de psicologia(que particularmente é uma pessoa muito especial) nos deu todo apoio necessário e aquela força que sempre precisamos assim como fazemmos com nossos alunos acreditando no POTENCIAL HUMANO DELES...sempre a cada dia letivo.
Estudamos as seguintes interdisciplinas neste semestre: Filosofia da Educação
Educ. de Pessoas com Necessidades Especiais Questões Étnico-raciais na Educ. Desenv. e Aprendizagem além do Seminário Integrador.
Em Filosofia da Educação estudamos as seguintes temáticas:Temática 1: pensamento crítico

Noções de argumentação.Temática 2: compreensão crítica da moralidade

Aspectos formais do juízo moral.Temática 3: concepções filosóficas do ser humano

Noções de antropologia filosófica.Temática 4: teorias filosóficas da educação

Conceitos e problemas de filosofia da educação.
Onde pude ete4nder um pouco mais sobre as teorias filosóficas e que me auxiliaram muito ao londo de minha jornada pedagógica e também em minha vida.
Em Educação Especial estudamos: Retrospectiva histórica da educação especial;

- Políticas públicas brasileiras em educação especial e o projeto político-pedagógico da educação inclusiva;

- O aluno com necessidades educacionais especiais: Deficiência Física, Deficiência Mental, Transtornos Globais do Desenvolvimento e outras necessidades;

- A prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem;

- Os serviços da educação especial na escola inclusiva;
Fizemos um dossiê com a professora Mauren Lucia Tezzari.
Aprendi muito com esta disciplina e continuo na busca de muitas informações sobre este assunto pois atualmente precisamos estar bem interados,a inclusão já fa parte ne nossa realidade mas penso que ainda está muito longe do que queremos de fato.
Precisamos além de recuros adequados para inclusão um olhar diferenciado para com estes que estamos incluindo com atividades e também uma avaliação que garanta justiça e igualdade de direitos aos ditos incluidos.
"A prática de classificar e categorizar crianças baseado no que estas crianças não sabem ou não podem fazer somente reinforça fracasso e perpetua a visão de que o problema está no indivíduo e não em fatores de metodologias educationais, curriculos, e organização escolar. Aceitar e valorizar a diversidade de classes sociais, de culturas, de estilos individuais de aprender, de habilidades, de línguas, de religiões e etc, é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade para todos."(Heloiza Barbosa)
Estudamos também Educação Étnico Raciais na Edicação,História e Sociologia, I- sensibilização acerca de si e do outro, as diferenças que compõe os grupos familiares e os grupos de convivência. ancestralidade
II - diversidade na escola: mosaico étnico-racial
III - concepções de afro-descendente: identidade étnica; ethos africano na educação; história e cultura africana e dos afro-descendentes no Brasil;
IV concepções de índio - história dos povos indígenas - cartografia indígena no rio grande do sul.
V - narrativas tradicionais, oralidade e propostas didático-pedagógicas (narrativas indígenas e africanas)nesta iterdisciplina entra algo também muito polêmico e atual a Educação Étnico Racial que precisou virar lei para ser mais conhecida e vivenciada.
Nesta semana relaizamos a nossa FEIRA DA DIVERSIDADE CULTURAL,onde cada turma expõem seus trabalhos que já vem sendo trabalhados ao longo do ano,e após participamos da feira do município que ocorrerá no dia 19/11.É algo muito rico e maravilhoso de se ver,nota-se o envolvimento dos alunos e todos já vivenciam a educação etnico racial no seu dia a dia.
Em psicologia com a professora Luciane Corte Real estudamos: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II,onde pude aprender mais sobre com o processo de aprendizagem humana a partir do referencial teórico piagetiano.Referencial este que fui buscar mais aprofundado agora durante o período de realização do meu TCC.
Foi uma disciplina muito gostosa de se estudar com atividades bem práticas.
Este sem dúvida foi um dos melhores semestres deste curso!

Um comentário:

Grace Milcharek disse...

Olá Tatiana!
Parabéns pela participação e apresentação no 5º Salão de Educação a Distância da UFRGS.
Tua postagem traz relatos de como as interdisciplinas do semestre VI foram trabalhadas, mas, no entanto, esta postagem enriquecerá se apresentares evidências do teu fazer pedagógico relacionado ao teu aprendizado.
Vamos nos comunicando, ok?

Com carinho,
Grace Maria