sábado, junho 26, 2010

Última semana de estágio





Nesta semana fizemos atividades bem práticas e atrativas.

Estão bem habituados a trabalharem em grupos,chegam e vão se acomodando,conseguem conversar sem grandes tumultos,estão mais solícitos uns com os outros.

Foi bastante complicado pois cada dia,temos que arrumar a sala na chegada,nem sempre a profe da manhã também mantêm a disposição dos grupos.

Outro grande conflito foi convencer os pais sobre a importância de sentarem em grupos (temos até uma bisavó que pensava que os grupos só eram pra ter mais conversa) e assim outros pais que também pensavam que o grupo não era a melhor forma deles aprenderem,no conselho de classe mostrei como haviam crescido nas aprendizagens convivendo em grupos e muitos dos pais também notaram esta diferença.

As dinâmicas de grupo trabalham diretamente com a emoção do educando, elemento essencial para o sucesso do processo de desenvolvimento cognitivo do indivíduo, segundo Wallon (2003), o qual afirma ser a partir desse sentimento, na expressão da afetividade, que se inicia a formação da personalidade que se desenvolve na tomada de consciência de si e dos outros níveis da realidade.

A pedagogia dos grupos permite uma síntese perfeita entre instrução e socialização do indivíduo. Todas as vertentes da Dinâmica Grupal contribuem para essa perfeição.

Fizemos uma produção textual que gerou até dor de barriga em alguns,como não estvam acostumados a realizar este tipo de atividade ainda vejo relutância e grande desconforto por alguns,dizem não saber escrever aí sempre retomo: faz do teu jeito,como tu sabes ...aí escrevem alguma coisa,mas ainda querem o desenho .

Deixei que fizessem os dois.

Na pesquisa dos brinquedos foi muito interessante pois viram alguns brinquedos como pião,jogo de amarelinhas,ioiô,e assim surgiram muitos que nunca nem tinham ouvido falar.

Os que contunuaram até os dia de hoje foram:bicicleta,video game(claro agora com mil e um recursos na época dos pais era o joguinho do Mario com um cartucho)bola,bonecas,pular corda.

Na construção dos brinquedos saíram muitos robôs,influência da televisão,era da informática geração robotizada,e também pelo próprio filme da Xuxinha e Guto que também trazia os robôs como personagens principais.

E os meninos trazem bastante a questão do robô,bonecos em suas brincadeiras,as meninas já nem tanto.

Estou cada vez mais feliz com a Heloísa (a menina que está lendo e realizando as tividades em aula ) pois fica ansiosa para realizar algo escrito,saiu do seu lugar e vai na frente do quadro contar quantos quadradinhos tem em uma atividade que era para colocar as letras faltosas.

O que foi muito complicado durante o estágio,foi o uso das tecnologias pois nem sempre pude disponibilizá-la aos meus alunos. A internet lá da escola está ´péssima,muito ruim mesmo,vive caindo a conexão,muitas vezes pretendíamos trabalhar no wiki,mas este nem abria,então utilizamos o velho plano B,fazendo algo no paint ou word,salvando e depois editando o wiki o que dá um trabalho!

2 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Tati!

Que legal que teus alunos vivenciaram novas práticas e que estão conseguindo trabalhar melhor cooperativamente!
Gostaria de saber como tu, professora e também estudante, se sente ao final deste processo? O que mudou? Como o curso te auxiliou? As intervenções/orientações que foram realizads por professores e tutores te auxiliaram?

Topas esta reflexão?
Grande abraço,
Vanessa

Beatriz disse...

Tati, que bom que tiveram dor de barriga!! Sinal que ficaram balançados e sairam da mesmice: as atividades já não eram aquelas que eles tiravam de letra. Olha só o desafio!!! Um abraço
Bea