quarta-feira, abril 15, 2009

APRENDIZAGEM..COMO SE APRENDE?


MINHA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM:





Lembro-me bem quando aos 6 anos aprendi a andar de bicicleta ,foi algo para mim inesquecível,realmente uma grande aprendizagem.
Precisei cair muitas vezes, minha mãe ajudou-me segurando a bicicleta até que consegui aprender a andar sem rodinhas.
Foi uma imensa alegria para mim e para meus pais.
Essa aprendizagem foi construída em casa com auxílio (encorajamento,força,motivação,) de todos que estavam comigo nesta empreitada.
O material utilizado foi a bicicleta .
As ações necessárias apara realizar esta aprendizagem foram:equilíbrio,força,coordenação,lateralidade,concentração.
As reflexões necessárias foram: como conseguir equlibrar-me sem cair,manter a coordenação etc...(claro que na época não questionei-me sobre nada disto) pois aos seis anos não poderia pensar assim,como hoje já na idade adulta.
Precisei de conhecimentos prévios como: equilíbrio,lateralidade,destreza de movimentos,coordenação motora .



Um comentário:

Beatriz disse...

Oi Tati, pena que estejas com tão poucas mensagens!! Em abril tens apenas 2, uma das quais aparece fortemene a análise de uma aprendizage. Esse post está excelente e ajuda bastante a entender os elementos que fazem parte do ato de aprender. Normalmente, essa aprendizagem ( andar de bicicleta)é tão marcante para todos que dizemos que quem aprende não esquece mais, mesmo que nunca mais ande. E, quando queremos dizer que o aprendizado em ação é muito mportante dizemos: É como andar de bicleta. a gente ão esquece mais. Embutido nisso está a questão da vivência. Será que possibilitamos que os alunos vivam as experiências, caiam muito, seguramos o banco para ajudar, compartilhamos a alegria de vencer e consolamos qdo ainda não deu certo? E avisamos: tem que andar muitas vezes até aprender!!
Um abraço
Bea