sexta-feira, novembro 16, 2007

COMENTÁRIOS DO BLOG RELATOS DE EXPERIÊNCIAS




Foi marvilhoso entrar neste blog,tive o feriadão para dedicar-me a explorá-lo com calma,quantas postagens incríveis,olha nem sabia o que comentar era tudo muito bom e interessante.
Mas decidi-me pela postagem referente a Softwares Sociais
Escola nas Ondas do Rádio na Internet

A Profª Adriana Nicoletti participa que, com a orientação do Professor Ezequiel Menta do Paraná, as escolas Estaduais de Caçador SC têm agora um espaço na Internet, onde estão publicados alguns programas radiofônicos.
Podcast - Rádio CAIC Mariano Costa


http://caicmariano.podomatic.com/

Nunca havia pensado em nada deste tipo,ter um programa para poder fazer uma rádio aqui na net,como podemos sempre aprender mais e até nos impressionamos com as descobertas..ISTO É MESMO POSSIVEL???
Sim...e puder comprovar através deste blog maravilhoso de relatos.

''O projeto de podcast, da Rádio Web também está caminhando e os alunos estão preparando agora o segundo programa e escrevendo os roteiros no wiki do projeto.
Vejo que a novidade são realmente atraentes, porém o mais importante é que os alunos estão aprendendo a trabalhar colaborativamente, ampliando horizontes, mostrando seu trabalho para além da sala de aula. Só por isso já penso que vale a pena, que não se trata de modismo ou deslumbramento com o novo.
Estamos desenvolvendo competências dos dois lados: professores e alunos. É um trabalho lento, há ainda muita resistência por parte de professores, mas jamais por parte dos alunos...
Gládis''

Através desta atividade os alunos elaboraram a forma de como iriam apresentar o programa da rádio livremente,realizaram a leitura o livro sobre o tema ANOREXIA ..e a partir do tema criaram entrevistas,poemas,rapp tudo bem elaborado e muito atrativo para quem ouvia.
Eles realizaram tudo desde o início dos projetos.
Isto mostra que toda inovação gera trabalho,estudo,dedicação,pesquisa, mas bons resultados !
Me faz lembrar o início do nosso curso PEAD,à distância ??? que bixo é este?? vai dar certo?? E hoje somos prova disto... estudo,dedicação,comprometimento,compartilhamento com uma pitada de muita paixão e amor pelo que fazemos.
VIVA A TECNOLOGIA!

SANTANDER CULTURAL EXPOSIÇÃO JORGE MACCHI




No dia 10/11/2007 realizamos uma visita a 6ª BIENAL DO MERCOSUL.
Fomos ao MARGS onde conhecemos a arte de Francisco Matto Francisco Matto que foi um dos participantes mais importantes do Atelier Torres-García no Uruguai. A obra de Matto está muito marcada pelo seu profundo interesse nas culturas pré-colombinas, interesse que o levou a formar sua própria coleção de arte pré-hispânica. Matto representa um dos caminhos mais originais a partir dos ensinamentos do Universalismo Construtivo de Torres-García, conseguindo uma perfeita união entre a arte antiga e as linguagens contemporâneas.
As esculturas, pinturas e desenhos de Matto se caracterizam, de um lado, pela tensão criativa entre uma estrutura geométrica e racional, e por outro, pela fluidez de um traço mais inspirado numa busca do inconsciente e do romantismo. Algumas obras, como as icônicas totems, chamam a atenção por sua presença áspera e imponente, e suas pinturas chegam a uma íntima e sugestiva concentração de forma e cor. Jorge Macchi é um dos artistas contemporâneos mais relevantes e reconhecidos na atualidade. Esta exposição é a primeira visão geral de sua trajetória no continente americano. A obra de Macchi se distingue por suas meditações sutis sobre as possibilidades poéticas da vida cotidiana. Sua obra cobre todo tipo de meio e forma de expressão, desde o vídeo até recortes de jornal.
Depoius fomos ao SANTANDER CULTURAL onde conhecemos um pouco sobre Jorge Macchi é um dos artistas contemporâneos mais relevantes e reconhecidos na atualidade. Esta exposição é a primeira visão geral de sua trajetória no continente americano. A obra de Macchi se distingue por suas meditações sutis sobre as possibilidades poéticas da vida cotidiana. Sua obra cobre todo tipo de meio e forma de expressão, desde o vídeo até recortes de jornal.
A exposição apresenta, aproximadamente, 55 trabalhos, produzidos desde o começo dos anos 90 até a atualidade. O evento mostra as obras mais importantes de sua trajetória, incluindo várias produzidas in situ.


VISITAÇÃO A 6ª BIENAL DO MERCOSUL MARGS..

domingo, novembro 04, 2007

ENCONTRO DE PROFESSORES!!










Toda rede municipal de Alvorada teve esta semana um encontro muito especial,''Um olhar reflexivo sobre as práticas anti-racistas no cotidiano escolar''
Ocorreu na quarta-feira passada,31/10/07 na escola Gentil Machado de Godói.
Tivemos relatos na parte da manhã e apresentações dos alunos que participam do projeto do resgate da cultura afro,onde estudam as origens africanas e fazem releituras de sua arte como a confecção de brinquedos(bonecas negras com vestimentas de acordo com seus países de origem)foi muito interessante me apropriar deste assunto que é muito atual e necessários hoje para nós educadores.
A tarde participamos de oficinas,eu fiquei na contaçaõ de histórias e pude aproveitar muito para estudar e fazer a junção com nossa disciplina de Literatura Infantil onde estamos trabalhando exatamente sobre isto.
Que bom poder compartilhar destes momentos e que nossa secretaria de Educação de Alvorada,continue nos propiciando encontros como este,de crescimento pessoal e profissional .

LIVROS SÃO JANELAS...







Neste final de semana,03/11 aproveitei o feriadão e fui visitar a 53ªfeira do livro de Porto Alegre como faço anualmente.
Levei minha filha,que apesar de não fazer sua leitura formal,já é uma leitora,que admirou tudo que viu e já sabia com muita convicção o que iria adquirir na feira.
Assistimos á vários espetáculos teatrais,O PAR DE SAPATOS (DA COMPANHIA CONTO DE TODOS OS CANTOS),O BOI TATÁ ,que uniu músicas,ritmo e arte, contação de histórias com o grupo da FAPA,teatro de bonecos- Greve no Galinheiro,gostei muito desta contação pois já pude observar como devemos fazer esta atividade de contar histórias para um grupo maior,as técnicas que podemos utilizar e lembrei-me muito dos textos lidos na disciplina de Literatura Infantil que estamos estudando este semestre.
A feira é sempre um programa e tanto,um dia só não é suficiente,este ano me especial o público infantil foi privilegiado pois havia muitas atrações destinadas aos pequenos,pinturas no rosto,leituras,desenhos livres em quiosques especias,enfim lembraram-se muitos dos futuros leitores.
Valeu a pena!

LIVROS SÃO JANELAS.
A SUA IMAGINAÇÃO O HORIZONTE!