terça-feira, dezembro 26, 2006

POSTAGEM FINAL ECS 10


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRAND DO SUL
PEAD- PÓLO ALVORADA
ALUNA: TATIANA ROSMARY GOMES
PROFESSORA: VERA CORAZZA
DISCIPLINA: ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE



OI SOU A TATIANA GOMES DO PÓLO DE ALVORADA.

Sou professora desde 1997...apaixonada pela profissão...Sonhadora incansável. Alguém que luta muito diariamente pelo que acredita aposta nas pessoas e na VIDA. Moro em Alvorada há 2 anos,natural de Novo Hamburgo,casada há quase 10 anos,mãe de uma menina linda de 4 anos e meio a Amanda ! Trabalho aqui também 40h e leciono para uma segunda série e no turno da tarde com o Laboratório de Aprendizagem.Espero trocar muito com todos e aprender desse jeito tão maravilhoso e atrativo que é a Internet.Vamos tomar chá, café, suco ou refri..o que preferirem...o que importa é COMPARTILHAR.Tivemos a oportunidade de ler Paulo Freire refletir sobre o papel da educação e sua capacidade de intervenção e transformação da sociedade.A educação como fim de intervir, como prática da libertação. Indivíduos analfabetos são alienados à libertação. Não possuem umas visões críticas da sociedade, sendo assim não possuem a prática de intervir.Paulo Freire nos da às diretrizes da educação quando defende que “A educação em seu conteúdo”, seus programas e seus métodos necessitam estar adaptada ao fim que per cegue , permitindo ao homem chegar a ser sujeito, construir-se como pessoa, transformar o mundo, estabelecer com outros homens relação de reciprocidade, fazer a cultura e a história.Estudando os textos percebi com emoção que sou professora preocupada e agente da práxis ação-reflexão.Quando “meus” alunos me questionam o como fazer isso ou aquilo, conduzo-os a descobrir como eles pensam ser a forma, partindo do que eles sabem , buscam novos conhecimentos, escolhem caminhos, responsabilizam-se pelos objetivos alcançados, tornam-se agentes sujeitos do ser, enquanto indivíduos transformadores e críticos.Enquanto estudo, as atividades e textos propostos por este curso de PEAD, descobrem-me enquanto professora que sou em uma relação horizontal entre educador-aluno busco suportes e ferramentas que institucionalizam sujeito-sujeito na prática educativa e na relação homem-mundo.Através da teoria que busco, vou construindo minha identidade enquanto professor, tendo consciência das deficiências na educação tornando-me acinte das mudanças necessárias criando e recriando novas modalidades de ver, de ser, de agir no micro e no macro contexto social.A pergunta é: _Por que, tendo consciência do papel frente ao desafio de educar nos prostramos de forma estagnada , quando muito, cumprindo objetivos decididos por especialistas afastados da realidade cotidiana da vida em sala de aula?Esta postura passa aos educandos a idéia de que “não há mais jeito, não é possível haver mudanças porque somos incapazes de mudar e transformar a realidade”.Ninguém, portanto faz algo que possa mudar essa visão que, frustra e decepciona. Acredito que muitos professores querem transformar a prática educativa com a finalidade de intervir para a libertação, mas muitas vezes falta-lhe a resposta de “o que fazer e como fazer?” não tem a compreensão teórica para então, preparados, colocar em prática a teoria como objeto transformador,Como falar e agir em liberdade nas salas de aulas, quando a própria escola esta cheia de grades e cadeados, aonde o ir e vir no espaço em que deveria constituir o ser livre, não permite ultrapassar as barreiras físicas e intelectuais.

Como retrata nosso querido mestre em Pedagogia da Autonomia...’’Ensinar é uma especificidade humana’’...exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo’’...
É muito difícil colocar tudo aquilo que pretendemos em prática como cidadãos e muito mais como educadores...


‘’ OS HOMENS APRENDEM EM COMUNHAÕ!” PAULO FREIRE

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