UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA, CULTURA E SOCIEDADE
PROFESSORA: VERA CORAZZA
ATIVIDADE: ECS 11 ENSAIO FINAL (POLÍTICAS PÚBLICAS)FIGURA: LETRA B
ANA LÚCIA VELEDA ALVES
ANA PAULA PEREIRA CARDOSO
ELIANE BATISTA PORTO
LUCIANA BETAT BITENCOURT
LUCIANA DA SILVA DIAS
LUCIENE BORBA SOBOTYK
TATIANA ROSMARY GOMES[
MAGALI BREWDA D'AVILA
MARIA TATIANA FIGUEIRA TAVARES
Vamos investir em educação:interesse ou demagogia?
De acordo com as discussões realizadas no fórum,iniciamos nosso ensaio exatamente tentando responder à questão abordada já no título:interesse ou demagogia?Nos últimos anos,a rede pública educacional já passou por várias transformações,mas nenhuma reforma será eficaz se a escola não desempenhar o seu papel principal,que é proporcionar às classes populares o acesso à cultura,à formação do cidadão crítico,ao ensino superior(porque não?).No sítio do Ministério da Educação (MEC) foram apresentados vários programas tais como: FUNDEB, BRASIL ALFABETIZADO,ESCOLA ABERTA...Em nível estadual vimos:ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL(que atende aos alunos de baixa renda,com oficinas pedagógicas no turno inverso e somente em algumas cidades do RS),SAÚDE ESCOLAR(este sim para todas as escolas) e ALFABETIZA RIO GRANDE (atende adolescentes a partir dos 15 anos,com apenas 1 ano de escolaridade e aqueles que não concluíram o ensino fundamental).À nível municipal ,a secretaria de educação apresenta projetos específicos para as escolas como,por exemplo,ADOTE UM ESCRITOR.Mas nós,educadores,sabemos que na prática não funciona como deveria,pois as desigualdades são muitas. Querem incluir alunos em todas as modalidades,mostrando que a quantidade exime a qualidade.A atual educação no Brasil resume-se a uma palavra:desigualdade.Porém,trazemos também o relato da colega Ana Paula que conta ser o projeto ESCOLA ABERTA muito bem aproveitado pela comunidade onde está inserida a escola em que trabalha.Por outro lado,temos aí aprovada a Lei 11.274 ,que aumenta em mais um ano o Ensino Fundamental ,sem no entanto,antes de sua aprovação,ser verificada a estrutura das escolas para que se coloque em prática o que a lei exige.A lei foi aprovada,mas as escolas é que têm que dar conta de tudo,o que pode prejudicar a qualidade do ensino.As escolas recebem a cada ano mais alunos ,porém sua estrutura permanece a mesma.
Na verdade deveria acontecer mudanças em todas as instâncias:
*o governo precisa para de usar a EDUCAÇÃO como uma arma eleitoreira
*o professor precisa dar-se conta de seu papel da escola (formador de opinião)
*a família precisa assumir seu papel na vida destas crianças
*é necessária uma política social que realmente mude este quadro e não apenas dê "esmolas" às pessoas de baixa renda,alimentando a pobreza.
Podemos dar um passo,pequeno talvez,dentro de nossa sala de aula,mas não conseguiremos completar a caminhada se as outras partes não cumprirem seu papel!
Referências:sites do MEC,SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RS,SITE DA SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO DE PORTO ALEGRE,LEITURA DA SEMANA DA INTERDISCIPLINA ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE.
Um comentário:
TATIANA
FELIZ ANO NOVO.
MUITA PAZ E SAÚDE, O RESTO A GENTE CORRE ATRAZ.
BEIJOS:)
Rosaura
Postar um comentário