terça-feira, outubro 13, 2009


Encontro Presencial 07/10/2009

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM TRABALHO DIFERENCIADO
O que já sabemos?


Grupo IV
PARTICIPANTES: Aline, Bárbara,Camila, Cristiane, Denise,Maria Gabriela, Rosana Porto, Tatiana Gomes



Elemento Descrição;Qual a importância para a aprendizagem? Criticas e sugestões

Processo Investigativo Busca através da curiosidade, utilizando diferentes tipos de recursos.
Desacomodaçâo e construção do conhecimento.
A pesquisa deve ser orientada para que nâo fique atrelada a uma mera cópia.
Mediador Professor, provocador, questionador e atento as discussôes, necessidades apresentasdas pelo grupo. Possibilitar um espaço democrático para construção do conhecimento. Possibilitar momentos em que outros componentes assumam o papel do mediador.
Interação e cooperação Momentos de troca e discussôes acerca das pesquisas realizadas, propiciando confrontamento do conhecimentos prévios com as descobertas, resultantes do processo. Contato com diferentes opiniôes a fim de possibilitar a quebra de paradigmas. Estimular a troca entre os diferentes componentes dos grupos, buscando nâo estabelecer uma relação de interação linear.
Interesse dos eduncandos Partir da curiosidade dos alunos, para o planejamento do trabalho. Estímulo e desafio frente a curiosidade, motivação.
Autoria Processo de análise e reescrita dos conhecimentos adquiridos Análise e reestruturação do pensamento Possibilitar momentos de autoria individual e coletiva.
Coerência interna Ligação entre as certezas, dúvidas e a questão norteadora do processo investigativo Análise dos conhecimentos que estão sendo construídos e acompanhamento do processo investigativo. Possibilitar um constante acompanhamento do trabalho de pesquisa e construção do conhecimento.
Problematização Estímulo ao início e à continuidade do processo investigativo. Desestabilizar as convicções dos alunos

3 comentários:

Daiane Grassi disse...

Muito bom Tati... Fiquei curiosa em saber a tua percepção sobre essa nova proposta? O que te instiga nesse trabalho?!
Abração, Daiane.

Beatriz disse...

Tati, tens bem claro os elementos que precisam estar presentes e privilegiados em uma ação pedagógica, para que ela seja capaz de trazer novos resultados. Da mesma forma, qdo analisar a questão da surdez ontem e hoje e comoseriam diferentes as situações de um surdo, trazes elementos com os quais terias possibilidade de construir uma ação pedagógica nova. Fico realmente com pena de que postes tão pouco!! Teu blog deve morrer de vontade de ser nutrido porque qdo o fazes , evidencias, a ele e a nós leitores, um prato delicioso.
Vais continuar a nos dar porções diminutas? Um abração
Bea

Iris disse...

Tatiana, querida

Lembra que o blog é o espaço para sugerir, comentar, opinar e/ou criticar as atividades e refletir sobre tuas aprendizagens. Desta forma terás elementos mais consistentes para a produção do teu portfólio final. Replicar as atividades de outros espaços aqui pouco acrescenta para a atividade final, concordas?
Abra@os