sexta-feira, maio 08, 2009

TESTE DE RACISMO COM CRIANÇAS..



Nele algumas crianças negras são expostas a duas bonecas equivalentes, uma branca e outra negra, e induzem as crianças a qualificarem cada uma das bonecas apenas de olharem. Isso dá uma noção de como é a autoestima das crianças negras naquele país, que imagino não seja assim tão diferente da das crianças da mesma etnia no Brasil e em outros países do mundo.

como uma cultura influencia desde cedo no desenvolvimento de uma criança.
Na cultura ocidental, associamos branco à pureza, bondade, divino, etc, e preto à morte, maldade, etc.
Será que isso influenciou no teste? Não sei mas se tivesse que apostar, diria que
sim.


As crianças costumam ser bem sinceras… desta forma as respostas dadas no vídeo são bastante confiáveis.
Até as pequenas expressões do dia à dia como “a coisa tá preta” acabam por fortalecer essas conexões que a nossa mente faz involuntariamente de que o preto é sinônimo de feio e ruim.
O culturalmente criado na época da escravidão hoje virou algo natural. Isso está tão agarrado no nosso inconsciente, que somos capazes de dizer que não existe racismo no Brasil. Existe sim, só que está camuflado até nas simples frases… e ele aparece quando as crianças falam com toda a sinseridade e tristeza que existe em todo tipo de discriminação.

2 comentários:

Beatriz disse...

Que triste final!! A carinha... Eles mesmos se discriminam. O peso é violento na sociedade.
Eu li uma pesquisa em que se pergunta a pais, prof e alunos de quem é a culpa dos alunos irem mal na escola. Todos disseram que eram os alunos. Triste não?

Um abraço
Bea

Unknown disse...

Oi,Tatiana! Excelente a tua percepção do video:realmente é o peso de um condicionamento de inferiorização imposto a um povo!No trabalho com bonecas que faço junto a crianças negras,observa-se que, ainda hoje ocorre a escolha da boneca branca,loira.Abraço e forte Asé para você,Marilene