sábado, junho 14, 2008

A sociedade e a cultura




Na disciplina de Estudos Sociais estudamos o livro: A Sociedade e Cultura,onde pude refletir sobre:
OS GRUPOS SOCIAIS
FAMÍLIA
SOCIALIZAÇÃO
DIFERENÇAS CULTURAIS E RACIAIS
DIVISÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE

''O homens durante toda a sua vida,de uma forma ou de outra,pertencem a uma sociedade e participam de diversos grupos. Mesmo procurando uma vida isolada,sempre terão consigo as marcas da vida social ou seja,a herança cultural do grupo''

Esta disciplina faz-me questionar sobre quem sou,o que sou,de onde vim,a que grupos pertenço,como vivo na atual sociedade.Ela trata da nossa vida não devemos considerá-la isolada e sim como carro chefe para tratarmos de todas as outras disciplinas.
É excelente como tema de projetos,propostas de trabalhos.Indispensável para a socialização do nosso aluno:''Aprendizagem e socialização caminham juntas:uma é condição necessária à outra,pois a vida intelectual e a vida afetiva são partes inseparáveis do mesmo processo de desenvolvimento do indivíduo.
O bloqueio das relações sociais e afetivas,na família ou na escola pode conduzir bloqueios na capacidade cognitiva,expressando-se no que chamamos frequentemente de ''fracasso escolar''ou ''baixo rendimento''.
Percebo muito isto em meu trabalho diário com meus alunos no Laboratório de Aprendizagem,cada vez tenho mais casos de bloqueios em relação a aprendizagem por
causas emocionais e familiares.

Um comentário:

Unknown disse...

Pegando o trem andando...E diga-se de passagem:-Que viajem maravilhosa esta que estamos fazendo! Quero relembrar o pensamento de paulo Freire em "Pedagogia da Autonomia"_"...O educador progressista precisa estar convencido como de suas concequências é o de ser o seu trabalho uma especialidade humana...O nosso é um trabalho realizado com gente, miúda, jovem ou adulta, mas gente em permanente processo de busca...Lido com gente e não com coisas...O que não posso por uma questão de ética e de respeito profissional é querer passar por terapeuta...Como prática estritamente humanajamais pude entender a educação como uma experiência fria, sem alma..." Preciso dizer mais alguma coisa? Beijos amiga virginiana.